Estratégias de marketing para o mercado de seguros

Muitas pessoas, hoje, veem o seguro como uma commodity. Por isso, mesmo tendo produtos fantásticos, é preciso saber se diferenciar. A maioria dos corretores vende aquilo que você vende, nas mesmas condições e pode praticar o mesmo preço. O desafio é convencer o cliente a comprar da sua empresa e não do seu concorrente. Para isso, não basta oferecer produtos ou serviços.

É preciso proporcionar experiências, surpreender seu público com acontecimentos envolventes. Isso contribui para a fidelização e para a indicação de novos clientes. Fixar o nome e a imagem da sua empresa na comunidade, criar e manter uma rede eficiente de contatos e cultivar os relacionamentos com clientes e fornecedores que indicam o seu serviço são algumas maneiras de se destacar.

Com o crescente avanço das comunicações, o consumidor está mais informado e mais exigente. É por isso que, hoje, compreender as motivações dos consumidores e se adaptar a elas é fundamental no processo de atração e fidelização de clientes.

É aí que entra o relacionamento. Seja com funcionários, com equipes de vendas, com clientes e consumidores, relacionamentos sólidos são a base para bons negócios. …. Schiffman é especialista na teoria do comportamento do consumidor e ele associa a fidelidade ao desejo de reduzir o risco da compra. Ou seja, pelo sucesso em negócios anteriores.

Por isso, para fidelizar clientes as empresas podem seguir dois caminhos:
1 – Através de uma marca forte, que estimule a lealdade dos consumidores;
2 – Com experiências que propiciem o envolvimento dos clientes através da emoção, oferecendo diferenciais.

Mas como conseguir isso? O primeiro passo é a segmentação de clientes. Dividir o público alvo de acordo com as preferências, interesses e demandas. Através de uma pesquisa de marketing é possível levantar informações com o público a respeito dos diferenciais que ele considera mais importantes e de como ele avalia os serviços que a sua empresa oferece atualmente.

É baseado no diagnóstico oferecido por esta pesquisa que são determinadas as estratégias de fortalecimento de marca e de envolvimento com cada grupo de clientes, os corporativos, os jovens, os executivos, os profissionais liberais, as mulheres que são mães, as que são solteiras, enfim, todo o público atendido pela empresa.

Então, através de um planejamento estratégico de marketing alinhado aos objetivos da organização proporciona a entrega de satisfação aos clientes. Esse é um dos objetivos principais do marketing. Muito mais do que vender produtos ou serviços, proporcionar soluções com satisfação e excelência.

Fonte: Administradores

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